top of page
Âncora 2
Âncora 1

Vida Saudável e Sustentável



Você já deve ter ouvido dizer que ser sustentável é, entre outras coisas, poder satisfazer nossas necessidades sem, no entanto, impedir que as futuras gerações possam satisfazer as suas.

Porém, o impacto negativo de nosso modo de vida sobre o meio ambiente não para de crescer...


Será que aderimos à máxima: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?

O Éconosco teve acesso à parte da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor, realizada pelo Instituto Akatu e GlobeScan. Esse tipo de estudo orienta as empresas a planejarem suas ações, associadas às aspirações de seus consumidores. E, com os dados coletados, podem até lançar novas opções de produtos e serviços comprometidos com um estilo de vida mais sustentável, vislumbrado pelos pesquisados.


E nessa rota todos saem ganhando.


Colocamos aqui alguns pontos destacados na pesquisa, que nos ajudam a (re)pensar nossa atuação enquanto consumidores conscientes.


Alguns pontos para refletir e considerar


Para que tenhamos uma vida saudável e mais sustentável, precisamos sair da nossa zona de conforto e fazer nossas escolhas de consumo consciente, pensando no planeta. Saber qual a origem dos produtos que adquirimos, qual a pegada de carbono que ele tem, e se poderá ser reciclado, nos ajudam neste caminho.


Primeiro a má notícia:

· 81% dos brasileiros afirmam que o que é bom para um indivíduo nem sempre é bom para o meio ambiente.

Ou seja, a maioria dos entrevistados já entendeu que estamos sendo egoístas em nossas escolhas e isso não é bom para o planeta.


A boa notícia:

· 84% dos brasileiros declaram desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.


Como cuidar do meio ambiente?


Se querer é poder e toda ação começa com um desejo, estamos num bom caminho. Para reduzirmos nosso impacto no planeta, precisamos repensar nosso modo de viver. Lembra dos “R’s” da sustentabilidade que de vez em quando mencionamos por aqui? Podemos citar apenas 3 que você pode começar a usar hoje: Repense: Pense bem antes de comprar. Compre somente o que realmente é necessário. Recuse: Seu comportamento pressiona empresas a reduzir (por exemplo) a quantidade de embalagens. Reduza: Nada em excesso! O que te sobra, falta para alguém...


Abrindo a carteira


· 55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas mais sustentáveis.


Esse dado deve estimular as empresas a tornarem seus processos e produtos mais sustentáveis, utilizando melhor os recursos naturais e garantindo que estejam dentro de uma economia circular.


Um bom exemplo inspira as pessoas


· 30% dos brasileiros afirmam que os maiores influenciadores de um estilo de vida mais ecológico são membros da família, mídia tradicional (TV, rádio e notícias) e mídia social.

Isso significa que você tem um papel importante na sua família. Fique atento às suas atitudes!


· Entre 43 e 55% dos brasileiros afirmam que o fato de um produto ser ecologicamente correto influencia “muito” a sua decisão de compra, especialmente produtos de cuidado pessoal (55%) e de limpeza (51%).


· 54% dos brasileiros dizem que suas decisões de compra são muito influenciadas por marcas que desenvolvem programas de reciclagem/reuso de embalagens.

Empresas que proporcionam ajuda humanitária também são bem avaliadas e 56% dos brasileiros dizem que suas decisões de compra são muito influenciadas por marcas que impulsionam a agricultura sustentável e que desenvolvem programas de uso eficiente de água. Os problemas ambientais predominam como os mais sérios, sendo 8 dos 11 principais problemas apontados, com destaque para poluição da água e esgotamento dos recursos naturais.


O que você pode fazer


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


Todos nós devemos conhecer e agir para que essa agenda seja viabilizada até 2030.


 
 

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022 foi desenvolvida pela parceria entre Instituto Akatu e a GlobeScan e contou com o patrocínio de: Ambev, Asics, Globo, Mercado Livre, PepsiCo, Tetra Pak e Vedacit e a edição deste ano foi realizada em 31 países e contou com mil entrevistados no Brasil.


O relatório completo da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022, com todos os resultados do estudo, é exclusivo a aqueles que contribuírem financeiramente com o projeto.

Para conhecer as condições, escreva para parcerias@akatu.org.br.

Comments


bottom of page