A frase acima é atribuída a Mahatma Gandhi, ativista indiano que promovia ações essencialmente pacifistas e nos lembra que fazer do mundo um lugar melhor é uma possibilidade que começa todos os dias, por nós mesmos e a melhor maneira de iniciar uma mudança é parar de falar e começar a fazer ;)
Conseguimos ver o que está errado e sabemos cobrar ações dos outros, mas dificilmente enxergamos que o melhor caminho para um mundo melhor é sermos o nosso próprio exemplo.
Se começarmos as mudanças pelo que está a nossa volta, perto de nós, vamos permitir que as nossas atitudes influenciem todos ao nosso redor.
“I'm gonna make a change | For once in my life |
It's gonna feel real good | Gonna make a difference |
Gonna make it right”.
“Eu vou fazer uma mudança | Pela primeira vez na minha vida | Vai ser muito bom | Vou fazer a diferença | Vou fazer certo”.
Verso da música “Man In The Mirror” | Michael Jackson
O que acontece quando você muda a sua forma de atuar no mundo, o modo como estabelece vínculos com os outros, também muda. e faz com que suas atitudes falem por si e provoquem um impacto positivo.
I'm starting with the man in the mirror | I'm asking him to change his ways | And no message could have been any clearer | If you wanna make the world a better place | Take a look at yourself and then make a change
Estou começando com o homem no espelho | Estou pedindo a ele para mudar seus caminhos | E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara | Se você quer fazer do mundo um lugar melhor | Dê uma olhada em si mesmo e, em seguida, faça uma mudança.
Verso da música “Man In The Mirror” | Michael Jackson
Toda caminhada começa com um primeiro passo e se você acha que está na hora de fazer algumas mudanças, o “É Conosco” separou algumas dicas que poderão te inspirar.
Faça um esforço e comece a tornar o mundo um lugar melhor.
Plante uma árvore.
Estima-se que em 2030 seremos 8,6 bilhões de pessoas no planeta. Já imaginou se cada um plantasse uma árvore o impacto que essa simples ação teria?
Se você escolher uma árvore frutífera, além de ter um alimento fresco você também vai atrair pássaros.
Num mundo melhor, VOCÊ tem mais árvores e pássaros na vizinhança.
Cuide do seu lixo.
Não é possível que você ainda não recicle nem dê a destinação adequada para os resíduos que produz.
Hoje, já existe sistema público de coleta seletiva em quase todas as regiões. Separe seu lixo e leve os recicláveis a uma cooperativa ou centro de coleta e transforme a parte orgânica em adubo para ajudar aquela sua árvore...
Num mundo melhor, VOCÊ não joga lixo na terra, no ar ou no mar.
Não desperdice alimentos.
Mais de 30% de todo alimento produzido no mundo vai parar no lixo, todos os dias. Desde a plantação, passando pela colheita, o transporte e o armazenamento até chegar na sua geladeira, 1/3 de tudo o que é produzido é jogado fora.
Matéria da CNN (outubro 2021) informa que mais da metade da população brasileira — 116 milhões de pessoas — vive com algum grau de insegurança alimentar e ao menos 19 milhões estão passando fome, situação agravada pela pandemia e pela crise econômica do país.
Num mundo melhor, VOCÊ não joga comida fora.
Pratique o consumo consciente.
A propaganda dos mais diversos produtos de consumo nos diz que o que nos define é o que temos e não o que somos. Produtos de uso único, modas que passam antes da fatura do cartão chegar e as pegadas hídricas e de carbono da produção industrial fragilizam o meio ambiente.
Num mundo melhor, VOCÊ pensa e repensa antes de comprar.
Economize água e energia.
Além de pesar no bolso, o desperdício de água e energia pode gerar escassez e dificultar muito a sua vida.
Diminuir o tempo no banho, apagar luzes de aposentos vazios, escolher eletrodomésticos e lâmpadas eficientes, não lavar calçadas ou carros com mangueira são algumas iniciativas simples que todos podem fazer.
Num mundo melhor, VOCÊ não desperdiça água ou energia.
Cuide do lugar onde você vive.
Já pensou em participar de um grupo comunitário no seu bairro para entender como é possível melhorá-lo e como você pode fazer parte destas mudanças? Se você ajudar a preservar uma praça, além de tornar o bairro mais agradável e criar amizades, isso poderá valorizar o seu imóvel.
Num mundo melhor, VOCÊ cuida do seu bairro.
Prefira o transporte coletivo ou alternativo.
Quando você usa transporte público ou compartilha sua condução, você está contribuindo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ainda diminui seus gastos.
Se puder caminhar ou usar bicicleta como meio de locomoção, você ainda estará melhorando sua condição física.
Num mundo melhor, VOCÊ reduz sua pegada de carbono.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também chamados de ODS são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiram os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.
Clique na imagem abaixo e saiba mais
Veja também: Fabiana Alves - Diretora de Rural Banking fala sobre a energia que o produtor rural despende para que tenhamos alimento. É um tipo de engajamento que devemos reconhecer.