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O enfrentamento da emergência climática por meio da implementação das metas ambientais de descarbonização constitui o desafio contemporâneo mais crítico para a humanidade.
Descarbonização na prática, significa a redução de emissões de carbono na atmosfera, especialmente do dióxido de carbono (CO²).
Dentre os diversos setores intensivos em carbono, o setor de transportes representa uma fração relevante das emissões de CO2: no caso brasileiro, o setor contribuiu com 13% do total das emissões de CO2 (2018), em contraposição à média de 17% observada para o conjunto dos países com maiores emissões totais (Estados Unidos, China, União Europeia e Índia).
O Brasil tem metas ambiciosas de redução de emissões até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050, e para atingir esse objetivo, é crucial a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável para uma transição energética de veículos mais limpos e sustentáveis.
Por uma transição energética justa e viável
O portal É conosco esteve na apresentação do estudo "Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade", elaborado pela LCA Consultores e MTempo Capital para a coalizão Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB).
Durante a apresentação, o Professor Luciano Coutinho (MTtempo Capital) e Fernando Camargo (LCA Consultoria) destacaram a urgência na descarbonização da frota e o protagonismo brasileiro em direcionar o setor de transportes para uma era de baixa emissão de carbono, através de tecnologias limpas e renováveis.
Em relação aos automóveis, o estudo indica que o cenário com predominância de veículos híbridos propicia redução expressiva das emissões de gases de efeito estufa e tende a impulsionar a economia brasileira. Promovendo mais empregos, pois se preservam os elos da cadeia produtiva e se acrescentam novas tecnologias.
Segundo os pesquisados, os veículos elétricos 100% a bateria, geram menos benefícios ambientais em comparação com os híbridos. Isso considerando o conceito berço ao túmulo, pois a fabricação de veículo 100% elétrico gera uma extração de muitos metais da natureza, principalmente, para produção das baterias. Dessa forma, gerando um grande déficit ambiental muito grande.
O Brasil está em uma posição única para liderar essa transformação
Temos uma matriz energética predominantemente limpa e uma longa história com biocombustíveis.
O Prof. Coutinho destacou que a descarbonização dos veículos pesados depende da combinação entre viabilidade econômica e ambiental. Mostrou a importância de apostarmos em diferentes rotas tecnológicas, tais como biodiesel de segunda geração, biometano, HVO, eletrificação, além do hidrogênio verde com uso do etanol como fonte primária, ainda em fase de estudo no Brasil.
Os resultados do estudo indicam que o cenário com predominância de veículos híbridos, além de propiciar redução expressiva das emissões de gases de efeito estufa, tende a impulsionar a economia brasileira e promover a criação de empregos de forma mais dinâmica, em comparação com os demais cenários, pois se preservam os elos da cadeia produtiva e se acrescentam novas tecnologias.
O levantamento respeita as estratégias das empresas e as preferências dos consumidores e almeja que todas as alternativas de descarbonização da mobilidade sejam competitivas e possam conciliar sustentabilidade ambiental, social e econômica
As análises apontam que, se prevalecerem os veículos 100% elétricos, é possível que haja perdas consideráveis para a economia brasileira, visto que estes veículos demandam um volume menor de partes e peças a serem produzidas. Por outro lado, esses carros irão depender da importação de componentes estratégicos para as baterias (células à base de lítio e outros minerais), cuja produção está fortemente concentrada em poucos países, em plantas industriais de elevada escala produtiva e fortemente apoiadas pelos respectivos governos locais.
O estudo oferece um roteiro para o país não apenas atender, mas também superar seus compromissos ambientais, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social.
O MBCBrasil é um acordo de cooperação que reflete o comprometimento do Brasil com a mobilidade sustentável de baixo carbono e o futuro do planeta. Ele une toda a cadeia da indústria da mobilidade – produtores, montadoras, associações, entidades, academia e sindicatos – em uma grande força-tarefa para reduzir as emissões de carbono de veículos leves, pesados, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e de construção. Ele atua no desenvolvimento, debate e apoio de políticas públicas positivas que consideram todas as rotas tecnológicas disponíveis e em desenvolvimento.
O professor Luciano Coutinho tem larga expertise em estruturação de negócios e estratégia empresarial, com profundo conhecimento nos setores de Infraestrutura, Industrial, Inovação e Tecnologia. Ele é professor dos cursos de pós-graduação em Economia na Unicamp e foi presidente do BNDES entre 2007 e 2016.
O Climate Reality Project Brasil – Criou o prêmio “Descarbonário” que tem como missão provocar mudanças quanto à descarbonização da economia brasileira conclamando seus líderes à ação, aumentando a ambição da ação climática em todos os níveis, e oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo em abordagens e soluções alternativas para a crise climática.
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