Quase metade da população mundial sofre com falta de d’água, o chamado “estresse hídrico”. Segundo o relatório do Instituto de Recursos Mundiais (World Resources Institute), cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo enfrentam escassez de água pelo menos em um mês do ano.
Para se ter uma ideia, 25 países, que abrigam um quarto da população mundial, enfrentam um estresse hídrico extremo.
A demanda por água que vinha aumentando no mundo todo, mais que dobrou desde os anos de 1960, e o Instituto ainda prevê que esse número subirá para 60% da população global até 2050.
Além disso, a escassez de água no mundo é agravada pela desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais.
A água é um bem essencial para o progresso
A água é fundamental para a produção de alimentos, geração de eletricidade e a indústria para atingir as metas climáticas do mundo, alimentar uma população crescente e atender às necessidades básicas de sobrevivência das pessoas.
Segundo dados da Unicef, a irrigação é responsável por 73% do consumo de água, a indústria 21% e apenas 6% destinam-se ao consumo doméstico
Muito além das soluções econômicas, precisamos de vontade política e apoio de governo, comunidades e empresas para a construção de um futuro com segurança hídrica para todos.
A Água Que Falta é o segundo documentário de uma série de produções com foco em sustentabilidade que compõe o acervo do Portal É CONOSCO.
O filme trata das questões hídricas mostrando que combater o desperdício de água é uma tarefa não só do cidadão em seu uso doméstico, mas também do setor público atravéz de controle do abastecimento e fiscalização, bem como em atividades econômicas no campo, nas indústrias e na construção civil, entre outros, incentivando ações corretas para promover a cidadania consciente e sustentável.
Promova uma exibição do documentário A ÁGUA QUE FALTA em sua empresa, instituição ou escola entrando em contato conosco
Comments