top of page
Âncora 2
Âncora 1

O planeta precisa de um tempo


Foto de Andrea De Santis

Chegou o fim do ano e você sente que está precisando de um tempo para recarregar as energias. Com o nosso planeta não é diferente.


Os efeitos da atividade humana gera resíduos e poluição e vem alterando a química da atmosfera, a qualidade do ar, dos solos e das águas e está promovendo uma grande extinção de diversas espécies.


Já somos mais de 8 bilhões de seres humanos vivendo e consumindo os recursos da Terra. Essa conta não está fechando e temos cada vez menos tempo para reverter este cenário para que nossos filhos e netos tenham a oportunidade de usufruir dos campos, rios, lagos e oceanos.




Se você não é parte da solução, você é parte do problema.


É conosco acredita que todos podemos contribuir para um futuro mais sustentável que garanta um mundo melhor para as próximas gerações, e dá 5 dicas para isso.


1. COMSUMA DE MANEIRA CONSCIENTE


Pare para pensar no impacto ambiental, econômico e social das escolhas que você faz. Todo produto consome recursos naturais para chegar até você.


Alguns teóricos dizem que "fazer compras é mais importante do que votar", porque suas escolhas conscientes vão moldando o mercado. Quando isso não acontece, o mercado define o que você vai consumir. O consumo consciente te deixa mais focado nas suas necessidades reais.

Pense bem antes de comprar. Compre somente o que realmente é necessário.


· DICA: Não use plástico de uso único ou descartáveis. Leve sua sacola ao fazer compras.


2. NÃO DESPERDICE


Entender o conceito de consumo consciente é meio caminho andado para não desperdiçar. Se você consome somente o necessário, não terá o que desperdiçar. Evite mercadorias com muitas embalagens e dê preferência ao refil. É preciso estarmos atentos ao destino que damos aos produtos que usamos. Consertar algo, sempre que possível. sai mais barato do que comprar um novo e aquilo que não precisamos mais, certamente servirá para alguém. Adquira o hábito de doar.


· Dica: Não desperdice água e alimentos.


3. SEPARE SEU LIXO E RECICLE


É muito importante que separemos os resíduos secos dos úmidos e o lixo convencional para coleta seletiva. O lixo úmido é todo tipo de material que não possui mais utilização, como restos de comida ou papéis sujos. Já o lixo seco, é todo tipo de material que pode ser reciclado como papel, plástico, metal e vidro. O que não for reciclado, irá poluir o meio ambiente e as fontes de recursos naturais. Para você ter uma ideia, cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, (mais de 1 kg por dia).


· Dica: Pesquise aplicativos que mapeiam pontos de coleta próximos a você.


4. EVITE USAR O CARRO (SEMPRE QUE POSSÍVEL)


Você já deve ter pensado que se houvessem menos carros nas ruas, teríamos menos trânsito e a vida seria melhor. Então, experimente, ao menos uma vez por semana, deixar seu carro em casa. São muitas as possibilidades de transportes alternativos, hoje em dia e a redução do número de carros gera impacto positivo na qualidade do ar pela diminuição do monóxido de carbono e outros gases que podem causar danos aos pulmões e vias respiratórias. Trocar o carro por caminhadas em deslocamentos curtos faz bem para a saúde e amplia seu contato com a cidade e com as outras pessoas.


· Dica: Pesquise aplicativos que conectam pessoas no mesmo trajeto que você.


5. EXPERIMENTE A SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE


A Campanha “Segunda Sem Carne” procura gerar uma reflexão sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta.


Para facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece em suas redes receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.


· Dica: Visite o site da SVB - https://sites.svb.org.br/filiacao/


É conosco deseja à você que tem nos acompanhado um bom final de ano e um 2023 com amor, muitas realizações e sustentabilidade! ;)
 




Comments


bottom of page