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Eu não sou cachorro, não...

Cão na natureza - É conosco

Imagem de freepik

"Como convencer as pessoas a serem mais sustentáveis"


Apesar das evidências científicas, ainda subestimamos a urgência e a gravidade da crise climática. Informações realistas sobre aquecimento global e sustentabilidade, não tem sido suficiente para promover uma mudança de atitude.


Usar técnicas de adestramento de cães?

Pensando em como convencer as pessoas a serem mais sustentáveis, veio à nossa lembrança uma comédia - "Please Don't Eat the Daisies", onde Doris Day interpreta uma dona de casa que utiliza técnicas de adestramento canino para tentar influenciar o comportamento de seu marido (David Niven).


Você já reparou como um cachorro aprende?

Ele faz a coisa certa e, pronto, ganha um petisco! Agora, imagina se o mesmo fosse feito com as pessoas! "Opa, você reciclou? Toma aqui um desconto na sua conta de luz!".


E tem a questão da repetição. Adestrar cachorro é insistência. É senta, senta, senta, até o bichinho entender. Com as pessoas não é diferente. A gente precisa de campanhas que repetem, repetem, repetem...

Campanhas educativas contínuas e práticas sustentáveis repetidas ajudam a fixar comportamentos sustentáveis na sociedade

Fazer uma ponte entre o processo de aprendizado dos cães, que envolve repetição, recompensas e correções, pode nos levar a comportamentos sustentáveis.


Brincadeiras e analogias à parte, para muitas pessoas, as mudanças climáticas e questões ambientais parecem ser problemas distantes, tanto no tempo quanto no espaço. Se o impacto direto não é imediato ou não afeta sua rotina diária, a urgência da mudança pode não ser sentida.


Mundo cão?

A economia global ainda depende fortemente de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. A transição para fontes de energia renovável é cara, complexa e politicamente sensível, o que torna a mudança lenta.


As mudanças sustentáveis muitas vezes requerem sacrifícios ou mudanças de hábito, que não oferecem recompensas imediatas. Sem um incentivo claro e imediato, é difícil competir com os confortos e conveniências de hábitos menos sustentáveis.


Briga de cachorro grande?

Embora existam acordos internacionais como o Acordo de Paris, a implementação real das metas climáticas varia de país para país e muitos, simplesmente não estão dispostos a sacrificar o crescimento econômico em prol do clima.


Quando as pessoas percebem uma desconexão entre o que é pregado e o que é praticado — seja por governos, empresas ou líderes —, isso pode gerar ceticismo e reduzir a eficácia das mensagens.


No mato, sem cachorro?

As mensagens sobre sustentabilidade muitas vezes focam em desastres, crises e perda, o que pode gerar um sentimento de impotência ou até mesmo "paralisia" emocional. Quando as pessoas são bombardeadas com más notícias, elas podem acabar se desconectando ou ignorando o problema.


A sustentabilidade envolve ciência, economia, políticas públicas e mudanças de comportamento, o que pode parecer muito complicado ou fora do controle do indivíduo médio. Essa complexidade pode levar à inação.


Confie no seu faro para encontrar soluções

Novas abordagens que envolvem emoções, humor, gamificação e incentivos imediatos podem ser mais eficazes para engajar as pessoas. Incorporar histórias positivas, celebração de pequenos avanços e criação de uma cultura de sustentabilidade que seja inclusiva e atraente pode ajudar a mudar atitudes e comportamentos de forma mais eficaz.


 
The Climate Reality Project - É conosco

Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.

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