Livros infantis sobre alimentação saudável não só desempenham um papel importante na educação das crianças sobre nutrição e na promoção de bons hábitos alimentares, mas também as capacitam a se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes em relação ao meio ambiente.
Com orientação do Designer e Professor Fábio Silveira, as alunas Amanda Andrade, Júlia Rodrigues, Sophia Moraes e Vitória Oliveira, estudantes do Centro Universitário Senac - Santo Amaro (SP), desenvolveram um livro infantil para fins acadêmicos, produzido com inteligência artificial e que tem como tema central o desperdício de alimentos.
Guardiões da Comida – O Mistério do Desperdício, não apenas entretém, mas também educa sobre a importância da redução do desperdício de alimentos, inspirando crianças a cuidarem do planeta. De maneira lúdica sugere que alimentos saudáveis como verduras e legumes são fundamentais para uma refeição nutritiva de verdade, em contraponto aos ultraprocessados como o “Vilão Salgadinho”.
Ao apresentar alimentos saudáveis de forma positiva e atrativa, o livros incentiva as crianças a experimentar novos alimentos e desenvolver preferências por opções nutritivas, contribuindo para uma dieta equilibrada.
Desenvolvimento de habilidades culinárias
Guardiões da Comida, inclui duas receitas simples (brigadeiro e pão, feitos com casca de banana) que promovem atividades práticas relacionadas à culinária, incentivando as crianças a se envolverem na preparação de refeições saudáveis e a desenvolverem habilidades culinárias desde cedo.
Explorando Fontes de Inspiração
O projeto acadêmico foi buscar inspiração no livro “O que é a Cultura do Desperdício – Se não interromper é a gente que acaba”, que é um desdobramento do documentário “Cultura do Desperdício” (2017) produzido em parceria com a ONG Banco de Alimentos.
A ONG Banco de Alimentos trabalha há 25 anos no combate ao desperdício de alimentos, através de um trabalho pioneiro denominado “colheita urbana” de sua fundadora e presidente, Luciana Quintão que estabeleceu uma grande rede de solidariedade que busca alimentos onde sobra e entrega onde falta.
O papel das crianças é fundamental. São elas que vão acabar com a fome e o desperdício no futuro
Luciana Chinaglia Quintão – ONG Banco de Alimentos
Conheça o trabalho acadêmico da Amanda Andrade, Júlia Rodrigues, Sophia Moraes e Vitória Oliveira, clicando na imagem abaixo.
Você também pode ler o livro que inspirou o projeto “O que é a Cultura do Desperdício” e assistir ao documentário "Cultura do Desperdício", clicando na imagem abaixo.
Saiba mais sobre as mudanças climáticas. Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.
Commentaires